Origem
As Menorquinas (também conhecidas por abarcas ou avarcas) têm origem na ilha de Menorca, onde eram utilizadas por trabalhadores do campo para protegerem os pés durante as longas jornadas de trabalho.
Evolução
Inicialmente eram feitas apenas de couro e costuradas à mão mas no séc. XX a sola passou a ser reforçada com borracha o que aumentou a sua durabilidade, protegendo ainda mais os pés de factores como o calor, a humidade e os impactos.
Tal como outras peças que surgiram com um propósito específico, também as Menorquinas se tornaram num must-have, afastando-se da sua função inicial e passando a integrar looks informais. Ao longo dos anos tornou-se comum ver os espanhóis com este calçado, particularmente na Cataluña e nas Ilhas Baleares.
Na família real espanhola são já tradição e tem sido a própria a dar grande visibilidade a este calçado, uma vez que tanto os adultos como as crianças são frequentemente fotografados com Menoquinas.
Tendência
Originalmente feitas em pele verdadeira, já se encontram versões também em lona. São um calçado cómodo flexível e transpirável, adequado para adultos e crianças, que começou agora a ganhar terreno também em Portugal. Hoje em dia é possível encontrar Menorquinas para todos os gostos: lisas, estampadas, douradas, prateadas, neon ou com brilho, a oferta é variada.
Bloggers como
Maria Guedes e
Ana Garcia Martins já aderiram a esta tendência, pelo que não será difícil adivinhar que dentro de pouco tempo iremos ver muitas Menorquinas a passear por aí.
Onde encontrar
Praça do Princípe Real, 20
1250-184 Lisboa
Calçada do Sacramento, 25
1200-393 Lisboa
Dica
Ao adquirir umas Menoquinas, certifique-se de que não ficam folgadas. Este tipo de calçado tem tendência para alargar com o tempo, pelo que não é aconselhável que as compre já largas.